Início Quem Somos Fotografias Sonhos Realizados Blog Contato
COMO ARRASAR EM SUA PRODUÇÃO PARA O BOOK!
8 de junho de 2018 | Blog de 15

Consideramos a produção – make, cabelo, roupas e acessórios – 50% de uma fotografia. SIM! Sem uma produção pensada, bem feita e em harmonia com o cenário e com a proposta do Book, nunca se tem um resultado satisfatório.

Mas o que é essa produção e como é feita? Se fossemos descrever aqui todos os detalhes que uma produção necessita, seria uma enciclopédia, então vamos resumir para vocês pontos importantes das produções que fizemos, mas vale lembrar que para gostos e resultados não há regras, o que falaremos aqui é o que funciona no nosso estilo e para as meninas que curtem e procuram o nosso trabalho para realizar o seu Sonho.

Maquiagem, Cabelo, Roupas e Acessórios geram muitas discussões, porque afinal lidamos com gostos e cada pessoa tem o seu, mas nesses anos em que trabalhamos quase que exclusivamente com produção e fotografia para Divas e 15 anos, conseguimos entender e aprender vários segredinhos que funcionam para todo o tipo de pessoa.

 

Dadas às explicações deste assunto delicado, vamos lá então?!

 

Nossa base é na moda! Quase que 100%.

Tendências, estilos, fotografias e várias outras vertentes deste mundo nos inspiram em todos os momentos. Depois de entender o estilo de nossa sonhadora, pesquisamos tudo que se encaixe a ela, mas que traga de forma diferente, moderna e ao mesmo tempo autêntica toda a sua personalidade.

Levamos um bom tempo para entender o que funciona e o que não funciona na fotografia.

Produção para foto é diferente de produção para festa, principalmente quando a fotografia tem uma pegada de moda.

A maquiagem para foto dispensa “modinhas”. Quando maquiamos para fotografia temos em nossa mente que o intuito dela é realçar a beleza de nossa cliente de forma sutil e não mostrar a maquiagem e/ou a técnica que foi usada. Isso não quer dizer que a make precisa ser sempre nude, mas evitamos o uso de cores que apareçam demais e possa sobrepor à beleza.

 

Por exemplo, é muito difícil usarmos sombra preta. Em todos os nossos trabalhos podemos contar nos dedos às vezes em que ela foi usada, procuramos sempre usar os tons terrosos, pois o marrom realça o olhar e se usado em vários tons, conseguimos trazer o sentimento que quisermos no olhar, e os tons terrosos são os que mais bem se comportam na fotografia e acima de tudo são atemporais.

Sim! O marrom é o nosso crush. Nosso e de praticamente todas as revistas de moda.

Para você entender ainda mais o que estamos falando vamos te convidar a fazer uma rápida pesquisa na internet.

Joga no Google a seguinte frase:

“Capa de revista VOGUE” e/ou “Capa de revista ELLE” que são duas publicações mega conceituadas.

99,9% das capas são com make básica em tons terrorosos – salvo as conceituais, que aí se tem uma proposta de tendência, então não conta.

 

Somos contra as diversas técnicas de olho e glitters? JAMAIS! Somos apaixonados por maquiagem e adoramos um trabalho elaborado, mas como fotógrafos, precisamos pensar no atemporal sempre, então as modinhas e tendências acabam ficando de lado em um Book Moda Imagem.

 

Tá, mas e aí, vocês só fazem um olho marrom e está pronto? Não! O sucesso de uma make para foto está principalmente numa pele bem feita. Então deem atenção para isso. É importante usarmos uma base e um corretivo de alta cobertura e principalmente de qualidade para não precisarmos exagerar na quantidade de produto, já que uma pele carregada demais fica artificial, mas pior ainda é uma pele com base mal passada. A base e o corretivo servem para corrigir o tom da pele, deixar uniforme. Lembrem-se disso na próxima vez que forem se maquiar.

 

E os contornos? Abusamos deles, mas depois de muito testar aqui na Fábrica de Sonhos, acabamos optando pelo contorno em pó, pois funciona do mesmo jeito que os demais tipos, porém deixa um efeito mais leve e isso é muito importante na fotografia, a leveza da maquiagem.

 

Iluminador, vocês usam? Usamos pouco! Apenas uma embalagem por ensaio hehehe. Sim meninas, iluminador se usa sim em foto e se usa muito! Dizemos sempre para nossas meninas que maquiagem sem iluminador não é maquiagem.

E essa história de que o iluminador deixa a pele com aspecto oleoso na fotografia? Olha, aqui na Fábrica de Sonhos isso é mito!

O que pode deixar a pele com aspecto oleoso é o tom e o tipo de iluminador que se usa, mas principalmente o modo de aplicá-lo. Ele deve ser aplicado nas áreas de luz do nosso rosto. Não vamos detalhar aqui para não deixarmos o texto mais longo e tão técnico, mas optem sempre por iluminador em pó e de tom mais neutro.

 

Batom sempre! Do nude, passando pelo vermelho, uma boca bordô poderosa. Batom pode ser usado de qualquer cor, o importante é estar no estilo de cada mulher, e claro, estar de acordo com o restante da produção.

 

Olha a dica extra: evitamos usar batons mate, deixa a boca com aspecto seco, para a fotografia o batom cremoso funciona muito melhor.

 

Antes de finalizarmos, deixamos o mais importante para o final. Desconheço uma menina que não gosta de um olhar poderoso. Sim! Estamos falando de cílios power postiços. Usamos sempre. Indiferente se o seu natural é pequeno, médio ou grande – daqueles de causar inveja – os cílios postiços sempre somam, dando volume e finalizando a maquiagem. Afinal, volume nunca é demais.

 

Como é bom falar de make, não é mesmo?! É um assunto que não tem fim e que está sempre se modificando. O que falamos aqui é o que temos usado hoje e que tem dado super certo, mas a maquiagem é como tudo, está sempre em evolução, então estamos sempre aprendendo técnicas novas.

 

Make feita, vamos para o cabelo.

Aqui na Fábrica de Sonhos, seguimos sempre o gosto de nossa cliente e misturado com nosso estilo, tudo fica lindo.

Os “cachinhos de primeira comunhão” já se foram, o cabelo sem volume também. Quando fizemos um cacheado, é um cacheado poderoso, seja mais ondulado ou mais fechado, o volume e a forma do cacho é importantíssimo. Mas também somos apaixonados pelo liso, já que um liso Kardashian tem o seu valor, não é mesmo?!

Geralmente esses são os dois tipos de cabelo que fizemos em nossas clientes, pois são atemporais.

Muito raramente, para não dizer nunca, fizemos algum tipo de penteado, pois o penteado é 3D e na fotografia não temos como mostrar todos os seus lados em uma única foto. Então o penteado fica mesmo para a festa.

 

Básica, discreta, boho, rock star, elegante ou nude, respeitamos o estilo de cada menina e as roupas devem refletir isso. Quando estamos em dúvida do que nossa menina quer ou do que ela é em sua essência, abrimos o seu guarda-roupa e enquanto conversamos vamos puxando todas as peças, no final, já somos os melhores amigos de nossas meninas e a conhecemos como se tivesse anos de amizade. Por quê? Porque nossas roupas falam por nós, já que são nelas que expressamos o nosso estilo real. Acreditamos que a essência está ali, nas peças que você mais usa.

O que damos mais atenção é em como ela vai vestir você, se vai te valorizar, valorizar o seu estilo e se vai “funcionar” com o cenário escolhido para fotografar, isso é tão importante quanto o restante da produção. A roupa deve estar de acordo com o cenário, pois se isso não for pensado com atenção, pode deixar o seu book desastroso.

 

E agora, o que dá o toque final em toda essa produção? Temos certeza que vocês sabem! Sim, os acessórios. Eles não precisam ser extravagantes, na verdade quase nunca são, mas precisam estar ali, presentes. Um brinco, uma pulseira, são detalhes que levantam a produção. Não precisam ser usados sempre juntos, às vezes colocamos brinco e não colocamos pulseira e vice-versa. Às vezes colocamos tudo! Como dissemos sempre, desde o início, tudo depende do estilo e da proposta de nossa produção, mas os acessórios são itens que merecem atenção mais que especial, pois assim como eles podem te valorizar, eles podem te desfavorecer.

 

Ufa, quanta coisa não é mesmo?! E olha que tentamos resumir, mas produção é feita de detalhes, e como sabíamos que vocês queriam muito esse post e muitas meninas nos perguntam como é o nosso processo de produção, achamos que precisaríamos compartilhar mais coisas com vocês, então fizemos este texto um pouco mais longo, mas que valeu a pena.

Esperamos que essa conversa tenha te ajudado e que você possa se sentir cada vez mais poderosa, pois o nosso objetivo é levar autoestima através do nosso trabalho e vamos combinar que uma produção bem feita ajuda muito nisso, não é mesmo?!

 

Separamos um pedacinho do making of de um Book Sonho de 15 para você ter um gostinho de como é uma tarde com a gente, aqui na Fábrica de Sonhos.

 

Até a próxima!

 

Filmagem: Gledson Maffessoni

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?