Início Quem Somos Fotografias Sonhos Realizados Blog Contato
MITOS E VERDADES SOBRE A FESTA DE 15 ANOS.
29 de junho de 2018 | Blog de 15

Hoje escrevemos tanto para as sonhadoras, como para os convidados. Esse texto vai esclarecer muitas dúvidas e abrir novos horizontes.

Desde que começamos a escrever para vocês que falamos da personalidade e estilo de cada menina e que isso precisa ser respeitado.

Hoje chegou o momento de falarmos realmente o que pode e o que não pode em um Sonho de 15 e também alguns mitos que foram criados durante os anos, pois como todos sabem, a Festa de 15 anos é uma tradição bem antiga e que pouco mudou desde o seu início.

Se começarmos este texto dizendo o que pode e o que não pode ser feito já estaríamos indo contra os nossos princípios, já que acreditamos que em um Sonho de 15 tudo pode ser feito, mas vamos falar para vocês alguns tópicos específicos.

Esse texto poderia se tornar um livro, já que são muitos detalhes, e detalhes geram dúvidas e muitas vezes fazem as meninas até desistirem de comemorar com uma festa os seus 15 anos, por achar que não se encaixam no molde de festa “tradicional”, sendo que deve ser ao contrário, a festa que deve se encaixar em cada personalidade.

 

  1. O que vem a ser uma festa de 15 anos?

MITO: A festa de 15 anos é uma apresentação da menina a sociedade. Momento que ela começa a ter responsabilidades e decidir sobre coisas que antes não sabia. O 15 anos é uma passagem de menina para mulher, quando a menina-moça amadurece.

VERDADE: SIM! A alguns bons pares de anos atrás este texto acima condizia exatamente com a realidade, hoje não mais. O mundo evoluiu e infelizmente a maioria das festas de 15 anos não acompanharam esta evolução, e por isso muitas meninas foram desistindo de fazer festa e este tipo de comemoração quase que caiu no esquecimento. Hoje, uma Festa de 15 anos, para nós, nada mais é do que uma comemoração de uma idade muito especial. Responsabilidade, apresentação à sociedade, menina virando mulher… isso tudo é coisa do passado, cada menina tem o seu tempo de escolha e de mudança, não é o 15 anos que define isso. O 15 é uma comemoração, uma festa para ficar na memória, é uma experiência a se viver.

 

  1. Devo seguir a tradição?

MITO: A troca de sapato é muito importante, pois simboliza a passagem de menina para mulher. A passagem da boneca é uma tradição em que você larga delas para virar moça. Anel e Valsa são tradições em que os pais presenteiam as filhas e a apresentam a menina a sociedade. Todos esses ritos entre outros, são necessários em uma festa de 15 anos, se possível deve se fazer todo o passo a passo.

VERDADE: Sabendo então que um Sonho de 15 não tem mais toda a responsabilidade que tinha antigamente o protocolo também não se faz necessário ser seguido à risca, abrindo espaço então para a festa ser do jeito que a sonhadora quiser. Em momento algum dissemos que a festa tradicional precisa ser esquecida ou deixar de ser feita, é uma festa linda e mágica para as sonhadoras que se veem dentro de uma festa tradicional.  Se ela quiser, faremos uma festa de princesa perfeita, mas para as que não se veem, abre-se um mundo de possibilidades, para que a festa seja a sua cara. Queremos deixar bem claro que nada em um Sonho de 15 é obrigatório, nenhum tipo de tradição. A festa é sua e deve ter a sua cara! Sendo ela tradicional ou moderna, ela precisa ser um show, um sonho!

 

  1. Convite

MITO: O convite precisa ser tradicional, de preferência com material delicado e cores sóbrias, pois o 15 precisa ser uma festa que expressa toda a mudança de menina para mulher.

VERDADE: Tudo depende do estilo da festa, desde um envelope preto com um convite fotográfico, até um envelope elaborado com impressão e detalhes exclusivos ou até mesmo um convite digital: nada é errado. Como dissemos, o estilo é que define como será feito o convite. Não se prenda as regras de etiqueta se você não as quer. A festa é sua e o convite deve ter a sua cara, a sua personalidade e personalidade não segue regras.

 

  1. Presentes

MITO: Perfume é um ótimo presente. Toalhas de banho mais ainda, porque ela já vai começar o seu enxoval. Porta-joias, porta treco… São ótimas sacadas para dar. Não se esqueça das estatuetas de parafina.

VERDADE: Sim, muitas meninas adoram ganhar presente, pois isso a fará lembrar quem lhes deu, mas se você tem dúvidas: Dinheiro! Nossas sonhadoras adoram receber o envelopinho com dinheiro, com isso elas compram o que quiserem e você convidado não precisa passar dias pensando no que comprar para agradar. Foi-se o tempo em que o presente deveria ser objeto. Hoje, para acertar em cheio, é colocar um valor no envelope, que em quase todos os Sonhos de 15 já vai junto com o convite, tanto que o convidado até estranha quando o envelope não vai junto. Hoje em dia é muito difícil agradar uma menina de 15, pois elas já têm acesso a tudo e seus gostos definidos, então para que passar horas correndo atrás de uma coisa, que pode ser que nem a agrade? E se agradou ou não, você jamais saberá!

E quanto colocar o envelope? Pois bem, isso é relativo. Nunca uma sonhadora vai estipular quantia, cada um dá o que quiser. E nem o nome precisa escrever no envelope, fique tranquilo.

Para os dindos, tios, avós e convidados mais tradicionais, o presente objeto nunca será mal visto, se você tem certeza do que a sonhadora gosta e tem certeza que sua lembrança será uma surpresa boa, invista. Deixe de lado o presente de grego.

 

  1. Fui convidado para um Sonho de 15, e agora?

MITO: Fui convidado e estava solteiro, agora estou namorando, com certeza levarei minha/meu namorada (o) junto (a). O que vestir para o evento? Preciso ir de gala ou no mínimo um vestido. Não vou poder ir, eles vão entender, se eu não avisar não vai fazer diferença, provavelmente só eu não avisarei, quando passar a festa eu explico.

VERDADE: É muito deselegante levar pessoas surpresas para a festa. Se sua namorada (o) não está no convite, não a/o leve. Não, a debutante não irá barra-la na festa, isso precisa partir do bom senso de cada convidado. Sem nome no convite, não leve, é indelicado.

Com que roupa eu vou? A questão da etiqueta de se vestir ainda é um tabu para muitas pessoas e geralmente gera muita dúvida. O 15 anos já foi mais tradicional neste sentido, tanto que os convites vinham com o traje especifico escrito. Ainda hoje muitas meninas optam por definir o estilo de traje que os convidados deverão vestir em sua festa. Aos poucos isso vem sendo deixado de lado, pois muitas festas não seguem o padrão tradicional e muitas meninas têm estilos diferentes e gostam que seus convidados fiquem livres para irem comemorar com ela.

Bom, se no convite vier especificado, respeite o que foi pedido e ache um look que se adeque. Se tiver dúvida, é melhor perguntar do que errar. Se no convite não tem nada escrito, use o seu bom senso e opte por uma roupa social. Ah, mas roupa social é coisa de “velho”. Não! Você pode seguir o seu estilo e mesmo assim estar vestido socialmente.

Para os meninos: Para os 15, muita coisa foi organizada e pensada para a noite ser especial. Sendo uma festa, evite o uso de tênis esporte e boné, por mais que você goste. Isso demonstra que você se preocupou com a festa e valorizou o convite da debutante. Claro, não estamos falando de festa despojada ou com pretensão de que os convidados venham totalmente à vontade, até porque se a festa será nesse estilo isso será dito no convite, isso serve para quando não se tem nada especificado.

Para as meninas: estamos em pleno século 21, a moda deu um salto, vocês estão cheias de opções de peças para vestir. Se o convite à deixa livre para escolher o look, escolha algo pensando nesses 3 pontos:

  1. Está frio e o ambiente não é climatizado, o que faço? Se está frio, se não tem climatização não tem porque você passar frio, nem tudo é vestido curto. Tem coisa pior do que sair de casa para ficar congelando? Se você quiser pode tranquilamente usar uma roupa de inverno, que fique elegante do mesmo modo que um vestido. Existem muitas opções. Ficou na dúvida? Converse com alguém que entenda do assunto, mas não passe frio simplesmente por achar que vestido curto é a única opção.
  2. Salto é obrigatório? Não! Se ele não for confortável, esqueça-o. Salto é lindo, mas precisa ser confortável, se você não está bem em cima dele deixe-o de lado. Existem inúmeras opções de calçados lindos e elegantes que combinam com todo tipo de look social, como já falamos, as opções hoje em dia são muitas. Pense sempre no seu conforto e que você vai a uma festa e acima de tudo você quer se divertir.
  3. Esse ponto é praticamente uma dica extra para as convidadas. Você é especial, pois nossa debutante colocou você na lista para compartilhar esse momento com ela, então invista numa make que vá lhe valorizar e um cabelo que seja a sua cara. Quer ousar? Ouse! Básica ou elaborada, se produza e vá linda, para arrasar e se divertir.

Ok! Tudo certo! Fui convidado já sei como ir, o que vestir, mas por algum motivo não poderei ir à festa. JAMAIS, em hipótese alguma deixe de avisar. Essa festa foi feita para você e está lhe esperando, se você não for tudo ficará lá, sendo bem claro, tudo será desperdiçado, então se lembre disso.

Você gostaria de preparar uma festa e simplesmente seu convidado não aparecer? Além de ficar chateado, você dará prejuízo no orçamento, pois o que foi feito para você irá ser pago da mesma forma, mesmo sem uso.

 

Esses são alguns mitos e verdades que separamos para compartilhar com vocês, mas as dúvidas são muitas, seria assunto para um post muito longo, sendo assim, optamos pelas mais comuns.

Aguardem o próximo post, falaremos de um dos assuntos mais importantes de um Sonho de 15: a decoração, o vestido e muito mais.

Preparamos um texto bem esclarecedor que vocês vão adorar.

Aguardem!

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?