Início Quem Somos Fotografias Sonhos Realizados Blog Contato
O CENÁRIO FAZ PARTE DA MÁGICA DO BOOK.
15 de junho de 2018 | Blog de 15

Serra Gaúcha… Praia… é isso logo que vem à cabeça quando você pensa em fazer o seu Book de 15 anos, não é mesmo?! São lugares lindos e com certeza rendem belas fotografias, adoramos e queremos fotografar em todos esses lugares, mas pensa com a gente:

Porque que fotografar na praia se a praia não é a sua praia? Ou porque vamos para a Serra se você não se identifica com o clima que ela proporciona?

Só ser bonito não é um argumento tão válido para um momento tão especial como o seu Book de 15 anos.

Neste post queremos lhe mostrar um outro lado, um lado que você não conhece sobre cenário para fotos. Queremos te convidar para viajar com a gente, mas hoje o destino é a nossa Fábrica de Sonhos.

Imaginem dois meninos de carro andando sem rumo e fotografando lugares, sem pretensão, ou viajando para algum lugar e na beira da estrada ir encontrando lugares para ensaios posteriores. Se fossemos resumir é mais ou menos assim que é formado nosso “banco de dados” para cenários.

Sem pretensão enxergamos tudo e analisamos fotograficamente cada lugar em que passamos, é daí que começam a surgir todas as nossas ideias, mesmo sem termos uma sonhadora em vista para fotografar neste lugar.

 

E porque trabalhamos assim?

Acreditamos que os cenários não precisam ser escolhidos antes de conhecermos e definirmos qual o estilo e a personalidade de cada sonhadora. O cenário por mais importante que seja, é um detalhe.

Quando começamos, tínhamos – acho que como todos os fotógrafos – a ideia de fotografar sempre em lugares “diferentes” que chamassem a atenção e que fossem prontos, só chegar lá, colocar a debutante na frente e fotografar.

É um modo de se ter fotos bonitas? É sim! Não estamos criticando o método, pois já trabalhamos muito dessa forma, mas que tal você ter um ensaio exclusivo, em um lugar que nenhuma menina nunca fotografou, ou em um lugar “comum” que ninguém valoriza, mas que no resultado final irá surpreender a todos? É muito mais interessante, não acha? E é assim que trabalhamos.

Depois de conhecer a nossa sonhadora, a sua personalidade e tudo o que ela gosta, criamos um book e aí vem o nosso “banco de ideias” que falamos no início.

Os lugares que vimos surgem em nossa memória e se encaixam no perfil de nossa sonhadora e finalmente a mágica acontece.

Chamamos de mágica porque mesmo a gente tendo certeza que a produção irá combinar com o cenário, que a make vai funcionar e que a luz que analisamos previamente do cenário irá favorecer, no dia do Book, quando realmente vamos fotografar para valer, é tudo muito melhor do que esperávamos. Acreditamos que quando tudo é pensado e preparado para um objetivo, à mágica realmente acontece e o Book Sonho de 15 fica perfeito.

 

Somos apaixonados tanto pelo estúdio como pelo externo. Trabalhamos muito o estúdio clean, branco, cinza. Essa fotografia e essa simplicidade nos encantam e dependendo do estilo de nossa sonhadora, um estúdio branco fica perfeito, não precisa de mais nada. Foi o que aconteceu com a Kim. Uma produção maravilhosa, uma make poderosa que valorizou a sua beleza e um estúdio leve, com poses fluídas e com looks atemporais. Somos apaixonados pelo resultado final deste ensaio.

A Duda já tinha outra personalidade, além de ser fã da música pop e de seus clipes, o seu rosto e o seu estilo pediam outro estilo de produção. Tivemos então a ideia de fazer um book que fosse como os bastidores do próprio book. Montamos então um estúdio que é muito usado nas revistas de moda, onde se usa como moldura para a modelo um tecido neutro, colocado estrategicamente “jogado”, e para finalizar revelamos o estúdio, os tripés que seguram o tecido, o ventilador que faz o vento e em algumas fotos, até mesmo a fonte de luz. O resultado final ficou maravilhoso. Saímos do fundo branco, clean para algo totalmente editorial, mesmo sem sair de dentro da Fábrica de Sonhos. No estúdio podemos criar qualquer coisa, tudo depende do que a sonhadora se identifica.

 

Mas nem só de Book de Estúdio vive a Fábrica de Sonhos. Não abrimos mão do Book Externo. É lindo e se tem muitas possibilidades, porém assim como o estúdio, precisa ser pensado, não chegamos fotografando, antes de qualquer coisa estudamos o lugar, visitamos algumas vezes antes do dia do book.

Analisamos cores, texturas e principalmente a luz que ele oferece, pois acima de tudo a fotografia externa depende da luz.

Depois de tudo isso, escolhemos com todo o cuidado o look que usaremos em nossa sonhadora, porque se além da luz mal feita a algo que pode deixar o book terrível é uma produção mal pensada para o lugar. Tudo precisa ser harmônico.

Quando pensamos o Book Externo da Isa queríamos um jardim ou uma floresta, mas nada muito clássico ou o clichê que logo vem à cabeça das pessoas, isso é natural, pois as referências comuns são sempre as mesmas. Queríamos algo simples, mas que fosse lúdico e passasse a ideia do ensaio. Um dia, voltando de uma de nossas viagens, avistamos na entrada de nossa cidade um jardim e num canto que não deve ter mais do que 5 metros, um banco e um arco de folhagens. Aquilo nos emocionou! Era tudo o que precisávamos para fotografar o Book Sonho de 15 da Isa. Estava pronto! Você lembra da mágica que falamos?! Foi isso que aconteceu quando ela sentou no banco para a primeira foto, foi perfeito e até hoje – e lá se vão quase 2 anos – esse book tem a mesma força, sentimento e conta a história deste momento inesquecível.

 

E que tal fotografar em Tio Hugo?

Na rua, em frente aos postos de gasolina ao final da tarde ou até mesmo no trevo… tem tudo para dar errado, pois vendo a olhos comuns, não é um lugar “bonito” para foto, afinal, é um posto na beira da estrada, uma cidade pequena… Não é uma Nova York, mas tem um pôr-do-sol que nos encanta todas as vezes que passamos por aquele trevo e isso ficou guardado em nossa memória. A Duda confiou na gente, claro que no começo ela ficou apavorada com a ideia, mas quando dissemos a ela que ficaria exatamente no seu estilo, ela aceitou e comprou a ideia. Foi lá, plena, divando pelas ruas de Tio Hugo. Tão poderosa que muitas pessoas acharam que era uma modelo profissional. Foi uma tarde divertidíssima, uma experiência única que só se vive em um Sonho de 15. E o resultado claro foi surpreendente, tanto que as pessoas diziam:

– “Gente, Tio Hugo é maravilhoso para fotografar!”

Muitas vezes criamos uma história e nossa sonhadora acaba sendo uma personagem dela mesmo, é como se fosse sua personalidade tomando forma em um Book. Foi o que aconteceu com o Book Sonho de 15 da Bela e da Helena.

A Bela é doce, leve, delicada,  então criamos um cenário de piquenique de princesa e isso ficou totalmente a cara dela e o resultado nas fotografias? Maravilhoso! Assim como o da Helena, em que criamos um cenário de acampamento lúdico, que demonstra a personalidade da sonhadora, em meio a seus livros e em meio a cores, que transmitem todo o sentimento que ela viveu em seus 15 anos.

 

Vocês viram só o que rende um cenário para foto?

Que aqui no Sonho de 15 nunca escolhemos um lugar por ser o mais bonito ou o que todos usam? Escolhemos pela essência da sonhadora.

Então lembrem-se, o cenário deve ajudar a contar a história do seu Book Sonho de 15, deve ser um aliado, um pano de fundo para destacar você e não ao contrário. É um conjunto onde tudo é pensado para que o Book seja perfeito e o cenário é só uma pequena parte disso.

E claro, para exemplificar tudo que falamos aqui e não deixar só no imaginário de vocês, selecionamos algumas imagens que mostram os lugares que serviram de cenário para darmos vida a alguns books Sonho de 15.

Divirta-se e até a próxima.

81097632451

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?